Portaria n.º 13/90 | símbolo certificada» «empresa empresas

Ministério da Indústria e Energia
Terça-feira, 9 de Janeiro de 1990
7/90 SÉRIE I ( páginas 90 a 91 )
Download pdf oficial - Portaria n.º 13/90

TEXTO :

Portaria n.º 13/90
de 9 de Janeiro
Tendo presente a necessidade de dar a conhecer, de forma expedita, as empresas cujo sistema da qualidade se encontra certificado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), nos termos do Decreto-Lei n.º 165/83 , de 27 de Abril;

Considerando o interesse das empresas em informarem, de forma credível, os seus clientes sobre a competência de fornecer produtos ou serviços em conformidade com normas e especificações técnicas;

Considerando a utilidade em facilmente identificar, tanto a nível nacional como internacional, as empresas que têm um sistema da qualidade implementado de acordo com um dos modelos da série de normas NP EN 29 000:

Torna-se oportuno e vantajoso criar um símbolo que possa ser utilizado pelas empresas certificadas de modo a identificar, clara e inequivocamente, a capacidade de estas produzirem bens e serviços em conformidade com normas ou especificações técnicas.

Nestes termos e ao abrigo do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 165/83 , de 27 de Abril:

Manda o Governo, pelo Ministro da Indústria e Energia, o seguinte:
1.º - 1 - O símbolo «Empresa Certificada», criado pela presente portaria, cuja forma e condições de aplicação se encontram descritas em anexo, só poderá ser utilizado por empresas certificadas pelo Instituto Português da Qualidade, nos termos do Decreto-Lei n.º 165/83 , de 27 de Abril.

2 - As empresas só poderão usar o símbolo «Empresa Certificada» enquanto se mantiver a validade da respectiva certificação.

3 - O símbolo «Empresa Certificada» só poderá ser utilizado em documentos, sendo expressamente vedada a sua utilização em qualquer tipo de material, produto ou amostra.

4 - O uso do símbolo «Empresa Certificada», bem como qualquer referência escrita relativa à qualidade da empresa certificada, implicam, para o seu utilizador, uma referencia clara e inequívoca quanto ao âmbito da certificação.

5 - As empresas certificadas deverão dar conhecimento prévio, por escrito, ao Instituto Português da Qualidade de todos os documentos onde o símbolo venha a ser utilizado.

2.º O IPQ comunicará ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para os devidos efeitos, a existência do símbolo previsto no n.º 1 do n.º 1.º

3.º O uso do símbolo «Empresa Certificada» não envolve, em caso algum, transferência para o Instituto Português da Qualidade de eventuais responsabilidades do respectivo utente perante terceiros.

4.º Sem prejuízo de procedimento contra a utilização abusiva ou tendenciosa do símbolo «Empresa Certificada», a sua utilização em violação do disposto na presente portaria dará lugar, consoante a gravidade, a advertência, suspensão ou anulação da certificação.

Ministério da Indústria e Energia.
Assinada em 20 de Dezembro de 1989.
O Ministro da Indústria e Energia, Luís Fernando Mira Amaral.

ANEXO
Forma e condições de aplicação do símbolo «Empresa Certificada»
1 - A forma e proporções do símbolo «Empresa Certificada» são as constantes da figura 1.

(ver documento original)
2 - Nas reduções ou ampliações do símbolo «Empresa Certificada» devem ser considerados todos os elementos constantes da figura 1, não sendo permitido qualquer arranjo gráfico.

3 - A figura 2 representa o símbolo «Empresa Certificada» na redução máxima aconselhável.

(ver documento original)
4 - O símbolo «Empresa Certificada» deve ser reproduzido a preto ou cor forte sobre fundo branco ou de cor clara.

Se acha interessante o diploma
"Portaria n.º 13/90 "
partilhe-o no Facebook e Twitter