Decreto n.º 47843 | enfermagem saúde ciclo pública

Ministério da Saúde e Assistência
Sexta-feira 11 de Agosto de 1967
187/67 SÉRIE I ( páginas 1448 a 1448 )
Download pdf oficial - Decreto n.º 47843

TEXTO :

Decreto n.º 47843
Tendo em consideração a urgente necessidade de se preparar mais ràpidamente o pessoal de enfermagem indispensável aos serviços de saúde pública e de assistência psiquiátrica;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Os cursos de base para o exercício dos cargos de enfermagem psiquiátrica e de saúde pública podem realizar-se, a título temporário, de acordo com o disposto neste diploma, aplicando-se, nas matérias não directamente previstas, o Decreto n.º 38885, de 28 de Agosto de 1952.

2. A realização destes cursos em nada prejudica as qualificações profissionais dos cursos de enfermagem geral.

Art. 2.º - 1. O curso de enfermagem de saúde pública dura dois anos lectivos e exige, como habilitação, o 2.º ciclo liceal ou equivalente. Podem ser admitidos candidatos só com uma secção do 2.º ciclo, mediante exame de aptidão.

2. O curso de auxiliar de enfermagem de saúde pública dura um ano lectivo e exige o 1.º ciclo liceal ou habilitação equivalente. São dispensados desta habilitação, no ano escolar de 1967-1968, os candidatos que já estejam a trabalhar no Ministério da Saúde e Assistência em serviços de saúde pública.

Art. 3.º - 1. O curso de enfermagem psiquiátrica tem a duração de dois anos lectivos e exige, como habilitação, o 2.º ciclo liceal ou equivalente. Podem ser admitidos candidatos com o 1.º ciclo, mediante exame de aptidão.

2. O curso de auxiliar de enfermagem psiquiátrica dura dezoito meses e exige o 1.º ciclo liceal ou equivalente. Podem ser admitidos candidatos com a instrução primária, mediante exame de aptidão.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 11 de Agosto de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Se acha interessante o diploma
"Decreto n.º 47843 "
partilhe-o no Facebook e Twitter